• image1
  • image1
Notícias
O primeiro treino oficial: Academia de Toureio a Cavalo arranca oficialmente no final do mês
18 NOVEMBRO 2013Farpas Blogue

2013_11_18_01_jorge-4.jpg
2013_11_18_02_jorge-1.jpg
Jorge D'Almeida, o criador e mentor da primeira Academia de Toureio a Cavalo no mundo,
treinando-se sábado para o seu regresso às arenas na próxima temporada,
em que assinalará 25 anos de alternativa.

 2013_11_18_03_david-4.jpg
2013_11_18_04_david-5.jpg


David Gomes (que neste treino sofreu aparatosa queda, como ontem noticiámos) 
receberá a alternativa em 2014 apadrinhado por Jorge D'Almeida, seu mestre,
 com o testemunho de Diego Ventura.


 2013_11_18_05_alvaro-2.jpg

2013_11_18_06_alvaro-3.jpg

2013_11_18_07_alvaro-4.jpg

2013_11_18_08_alvaro-1.jpg

 

Álvaro San Emeterio veio de Santander (Espanha) para aprender em Portugal a arte do toureio a cavalo. Já deixou ambiente este ano nos espectáculos em que tomou parte, tendo sido vencedor do Bolsín de Alpalhão.



2013_11_18_09_antonio-1.jpg

2013_11_18_10_antonio-2.jpg

António D'Almeida regressou a Portugal após cinco anos a tourear apenas em Espanha.
Vem de novo em forma e tomará também a alternativa em 2014
 
 

Na Quinta da Padilha, em Almeirim, está tudo a postos para o arranque, no próximo mês de Dezembro, do primeiro "ano lectivo" na pioneira Academia de Toureio a Cavalo "Jorge de Almeida", primeira no mundo a formar cavaleiros tauromáquicos. "Há, desde sempre houve, inúmeras escolas de toureio a pé em todo o mundo, inclusivé em Portugal, mas nunca houve uma, oficial, de toureio a cavalo", afirma o cavaleiro tauromáquico Jorge D'Almeida para desta forma explicar os porquês que estiveram na origem desta sua iniciativa - única em todo o mundo.

"Hoje em dia, a maioria dos cavaleiros tauromáquicos pecam pela falta de escola, pela ausência de bases. Para se ser cavaleiro tauromáquico não basta ter dinheiro, comprar cavalos e casacas e avançar. Há toda uma aprendizagem e uma escola que é necessário beber antes de começar", explica.

A Academia de Toureio a Cavalo arrancará oficialmente no final deste mês de Novembro, altura em que estará disponível o seu site, onde os interessados terão acesso a toda a informação necessária e onde se poderão inscrever. Haverá várias modalidades e vários escalões e não entrará quem quiser. Esclarece Jorge D'Almeida: "Haverá sempre uma pré-avaliação de todos os inscritos. Não queremos perder tempo, nem queremos que ninguém perca tempo aqui. Só fica e só entra quem revelar aptidões para aprender".
No sábado, assistimos a um treino dos - para já - três cavaleiros da Academia, os cavaleiros praticantes David Gomes e António D'Almeida (que no próximo ano deverão receber as respectivas alternativas) e o espanhol Álvaro San Emeterio, natural de Santander e que optou por vir aprender em Portugal a arte do toureio equestre.

Além de Jorge D'Almeida - que em 2014 assinalará num número reduzido de corridas os seus 25 anos de alternativa e que no sábado demonstrou estar em forma para este anunciado regresso às lides - outros cavaleiros tauromáquicos serão convidados a dar aulas na futura Academia. "Pretende-se formar cavaleiros tauromáquicos, mas também homens, dando-lhes a conhecer as vivências de todos nós no mundo dos toiros, a nossa experiência, os nossos conhecimentos", diz Jorge D'Almeida, a rematar.

Fotos M. Alvarenga

 


voltar
fb  twitter li g  lin
 

destaque1
Cursos

CURSOS DE TOUREIO A CAVALO

A academia dispõe de diversos formatos de cursos, oferecendo aos alunos um vasto leque de opções na aprendizagem da prática de Toureio a Cavalo.


ver mais

destaque1
Referências

ANTÓNIO D'ALMEIDA

É um dos destaques e referências da Academia pelo seu trajecto, tendo triunfado em várias praças de Portugal, Espanha e França.
O momento do seu doutoramento chegou em Junho de 2015.


ver mais

Notícias

ver mais

ACADEMIA DE TOUREIO A CAVALO JORGE D’ALMEIDA
Quinta da Padilha - Almeirim - PORTUGAL

> CONTACTE-NOSREGULAMENTO